Sitelinks: o que são e como obter para seu site

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o que são site links agencia lukine

Saber o que é sitelink é importante para quem quer aumentar a conversão do seu site e, consequentemente, suas vendas. Mas, a verdade é que poucos negócios usam esses links a seu favor e, com isso, perdem uma grande oportunidade. Quando a sua página possui sitelinks, ela ganha maior visibilidade, melhora a experiência do usuário e entrega o próprio produto de maneira mais eficiente.

Se você ainda não conhece o sitelink, neste texto vai encontrar toda a informação que precisa para ter uma boa base sobre o tema.

O que é um sitelink?

Sitelinks são as seções de uma página que mais se adequam à busca que o usuário fez para chegar a ela. É o que poderia ser mais atrativo dentro daquela página para quem faz uma determinada pesquisa.

Esses links aparecem sempre abaixo do resultado principal. São como atalhos, que levam diretamente a uma sessão dentro de uma página. É a possibilidade de visualizar o que existe dentro daquela página e que pode servir ao usuário, antes mesmo de ter que entrar e navegar nela.

Isso quer dizer que sempre que alguém fizer uma busca, onde a sua página está incluída no resultado da palavra-chave, para melhorar a experiência do usuário, o Google pode colocar, abaixo desse resultado principal, as seções da sua página, que podem se encaixar ainda mais com a pesquisa dele.

Por exemplo, se alguém quer buscar uma empresa que faz bolos decorados, depois de digitar no campo de busca essas palavras, alguns resultados podem vir com links adicionais abaixo, que mostram seções das páginas mais específicas. Exemplo: tema infantil, festa de 15 anos, casamento, preços, etc.

Esses poderiam ser os possíveis interesses por trás das pessoas que costumam buscar pelas palavras “bolos decorados”. E, caso alguma dessas opções seja o que a pessoa quer, ela vai clicar diretamente nesse link. Isso economiza tempo, melhora a experiência de busca e aumenta a possibilidade de que o usuário compre dessa empresa específica.

O principal objetivo desses acessos mais diretos é facilitar a vida de quem faz busca, porque garante uma navegação rápida. O resultado final favorece tanto o lado de quem compra quanto de quem quer vender.

O Google entende, por meio de algoritmos, o que as pessoas que fazem uma pesquisa de uma palavra ou frase buscam de verdade. Por isso, oferece para o usuário o que pode ter mais relevância para ele.

Por usar os algoritmos, não é possível escolher os sitelinks que estarão disponíveis na busca orgânica. Eles são mostrados de forma automática. É permitido somente dizer se existe alguma seção que você não quer que apareça.

Agora que você já sabe o que é um sitelink, é possível ir para o próximo tópico.

Sitelinks em anúncios

Quando você cria um anúncio através da plataforma do próprio Google, o Adwords, também é possível que apareçam os sitelinks.

Só que, diferente da explicação anterior, que fala que eles eram gerados através de algoritmos e sem a influência do próprio administrador da página, neste caso, eles podem ser programados previamente, pelo próprio anunciante.

Além de ter um destaque maior para a sua página e aumentar a conversão do seu site, você tem mais essa vantagem quando optar por investir nos anúncios do Adwords.

Veja um pouco sobre os principais benefícios gerados através dos sitelinks em anúncios:

Destaque gerado

Os sitelinks podem ser usados como estratégia para destacar algo que você acredita que pode ser de grande interesse do usuário, como uma promoção, por exemplo. Ele serve para dar ênfase ao conteúdo que você acredita que vai agregar mais ao usuário.

Com o volume de informações que existe hoje, destacar o que o seu cliente busca irá facilitar a vida dele. Isso se torna um valor a mais para o seu produto e faz com que sua empresa se diferencie no mercado.

Aumento da taxa de conversão

Por meio dos sitelinks, as pessoas encontram justamente o que procuram. Elas já entram na sua página, por exemplo, com a certeza de que você oferece exatamente o que elas querem.

Como consequência, a taxa de conversão da sua página também vai aumentar.

Essa taxa é o resultado positivo sobre o seu investimento. Ela aumenta à medida que o número de pessoas que executem uma ação que você planejou (vendas, por exemplo) cresça em relação ao número de acessos.

Isso não ajuda somente na venda em curto prazo. O aumento de acesso do seu site de pessoas interessadas em seu produto faz com que o Google entenda que seu site é útil para as pessoas e melhora o ranqueamento dele.

O resultado disso é que, mesmo depois de terminar o anúncio, existe a possibilidade de que ele continue a aparecer bem posicionado na busca orgânica.

Público interessado

Já que o seu público vai encontrar a informação que precisa em poucos cliques,como consequência, vai fazer com que mais pessoas acessem sua página e, o mais importante, serão pessoas realmente interessadas no que você oferece.

Quando alguém entrar na sua página pelo sitelink, quer dizer que a pessoa já tem muito claro o que busca e que o interesse dela não é somente fazer uma pesquisa superficial sobre um assunto.

Os usuários que chegam até sua página por meio desses atalhos estão mais decididos e propensos à compra.

Critérios para obter sitelinks

Como já foi dito, o Google funciona por meio de algoritmos. São eles que determinam o futuro do posicionamento do seu site, a partir das respostas que os usuários da sua própria página geram no sistema.

É difícil saber com exatidão como esses algoritmos avaliam cada página, principalmente, porque a forma com que todos esses dados são analisados pode variar em pouco tempo. Mas, existem alguns fatores que são importantes para que o Google permita que os sitelinks apareçam abaixo da sua página principal.

Para obter sitelinks, é necessário que sua página tenha pelo menos dois anos, um link building eficiente e que já tenha um histórico bom dentro da ferramenta de busca para uma palavra-chave específica. Isso significa que o seu site deve ter respostas positivas entre os usuários, para poder receber esse destaque nas buscas orgânicas.

A palavra-chave atrelada à sua página e o volume de busca destinado a ela também influenciam nessa questão. As pesquisas que não são muito frequentes dificilmente terão sitelinks.

Só não se esqueça de que o fator mais importante sempre será a satisfação do usuário. O principal propósito do Google é melhorar a experiência das pessoas e entregar o que elas querem.

Portanto, o mais importante continua a ser a preocupação com o seu público-alvo. Você tem que fazer com que a sua página seja útil, resolva problemas e que ela chegue de forma efetiva até as pessoas certas.

Dessa forma, o buscador sempre vai ajudar seu negócio por meio do sitelink.

Saber o que é sitelink e as vantagens que ele pode trazer para seu negócio já é um passo à frente dos concorrentes. Basta agora arregaçar as mangas e alcançar os critérios acima para começar a ter ganhos com essa ferramenta.

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