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O QUE É SEO? (SEARCH ENGINE OPTIMIZATION)

Os mecanismos de busca, como o Google, são hoje a principal fonte de procura de informações na internet. Consumidores buscam por nomes de produtos e serviços para obter informações, preços, ver fotos, ver fornecedores e mesmo realizar a compra online. O site de busca líder é o Google, com aproximadamente 90% do volume total de buscas no mundo. Dentre as estratégias de marketing digital, a importância de estar bem posicionado na busca de palavras-chave relacionadas ao seu negócio é comprovada por essa estatística.

O SEO, do inglês, Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas que tem como principal objetivo tornar os sites mais amigáveis para os mecanismos de busca como o Google.

COMO FUNCIONA UM MECANISMO DE BUSCAS

O Google é o sistema de buscas mais utilizado no mundo, pois foi o primeiro a organizar a informação mundial armazenada na internet e torná-la universalmente acessível e útil. O resultado da pesquisa feita pelo usuário é instantâneo, porém, o processo por trás da exibição dos resultados é extremamente minucioso e complexo.

Os “robôs” do Google fazem o trabalho
Quando o usuário digita um termo de pesquisa no Google, denominados palavras-chave, os servidores do buscador iniciam um processo de rastreamento e indexação dos resultados em seu índice. Esse rastreamento é feito nas mais de 30 trilhões de pages armazenadas na web que tenham relação com o termo digitado.

Ao realizar esse rastreamento, os “robôs” do Google examinam criteriosamente todas as páginas que tenham algum assunto relacionado com a pesquisa, são centenas de milhares de resultado, mas, o buscador faz uma série de análises nestas páginas para ter a certeza de que o resultado apresentado será realmente útil para o que o usuário deseja.

CRITÉRIOS DE ANÁLISE 

Alguns critérios de análise do Google para ranquear uma página são: quantas vezes a página contém a palavra-chave, se aparecem no título e na URL, se utiliza sinônimos para essa palavra, se a informação está em um site de qualidade alta ou baixa, o PageRank da página, quantos links externos direcionam para ela, a importância desse links, entre outros. Tudo isso para apresentar apenas resultados relevantes para o usuário na busca orgânica, informações que ele realmente queira ver.

Confira o vídeo produzido pelo próprio Google onde o engenheiro do grupo de qualidade da empresa, Matt Cutts, dá mais detalhes do que acontece quando é feita uma pesquisa na web pelo buscador. Além de um site lançado pelo gigante das buscas chamado How Search Works (como a pesquisa funciona) que faz justamente o que o nome sugere.

 

05 DICAS PARA MELHORAR O SEO SEU SITE

1. URL’s amigáveis: criar URL’s contendo as palavras-chave mais importantes daquela página. Por exemplo, a URL desta página do blog contém as palavras SEO e busca orgânica do Google.

2. Heading tags (hierarquização da informação): palavras-chave mencionadas nos títulos (H1) e subtítulos (H2, H3…) são consideradas pelos robôs do Google para posicionamento e classificação de relevância da página.

3. Meta tags SEO: são recursos de programação da página, como meta title (título da página), meta description (breve descrição do conteúdo da página, texto geralmente utilizado pelo Google para a exibição dos resultados de busca, logo abaixo do Título), meta keywords (palavras-chave mencionadas no texto).

4. Links entre páginas (link building): obter links externos de páginas relevantes apontando para o seu site é identificado pelos robôs do Google como uma comprovação de que seu site também é relevante e é uma autoridade no tema em questão. Agências também trabalham links internos, onde páginas do seu site se linkam entre si.

5. Conteúdo relevante: o conteúdo da página também deve estar de acordo com o título e palavras-chave escolhidas. As palavras de maior peso são salientadas no texto com negrito.

Marketing Digital

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Philipe LuquiniAuthor posts

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas pelo Centro Universitário Una, certificado pela Hubspot, Resultado Digitais, ESPM e Rock Content. É apaixonado por marketing digital, programação, surf e música eletrônica.

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