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Marketing Digital

O que é a técnica AIDA e como utilizar no Marketing Digital

A técnica AIDA guia a criação de anúncios no marketing digital, visando engajar o público alvo. A sigla é composta pelas iniciais das etapas de interação que uma pessoa passa ao visualizar um anúncio: “Atenção”, “Interesse”, “Desejo” e “Ação”. O propósito é conquistar a atenção do público e estimular uma ação.

O tempo de atenção do público online é muito curto, por isto utilizar técnicas de “copywriting” como esta são importantes para o sucesso das campanhas.

Como utilizar a técnica AIDA

A técnica divide os criativos em partes conforme o fluxo padrão de visualização, dando relevâncias diferentes conforme a sequência de leitura.

como funciona a tecnica aida

Atenção

É gerada principalmente pela imagem do anúncio. Além do design, um texto relevante, como um percentual de desconto pode ajudar. Em casos de conteúdo, onde não deve parecer anúncio, é mais indicado imagens sem texto, filtros ou montagens.

Crie um padrão para guiar a equipe, acelerar a escolha, criação e validação.

Exemplo de definição de padrão de imagens para uma agência digital:

  • Posição das pessoas: natural. Usar pessoas que não estejam posando para a foto. Deve aparecer o rosto por inteiro.
  • Clima: caraterístico do Brasil. Evitar paisagens com neve e pessoas usando casacos pesados ou trajes de outras estações.
  • Humor: pessoas focadas, concentradas, serenas ou com sorriso leve. Evitar fotos de gargalhadas ou de pessoas mal-humoradas. É importante que a imagem represente uma solução e até um bem-estar atrelado à marca, gerando uma boa expectativa ao cliente.
  • Cenário: usar locais de trabalho, escritórios, cafeterias, ruas ou shoppings. Evitar fotos fora do contexto da marca/produto.
  • Ação: pessoas agindo naturalmente no dia a dia. Utilizando dispositivos eletrônicos, relaxando em casa, caminhando, praticando esportes, chegando em lojas ou dirigindo.
  • Gênero e idade dos modelos: deve corresponder ao público-alvo ou persona da solução.

Dica: animações e vídeos estão cada vez mais em alta e destacam-se no feed dos usuários. Uma vez que a empresa não concorre apenas com outras do mesmo segmento, mas disputa a atenção com todos que estão na timeline dos usuários.

Interesse
É construído no texto da chamada seguindo o raciocínio:

1. Problema que existe

Ex.: Presença online não é mais suficiente, é preciso superar a concorrência.

2. Caminho da solução

Ex.: A chave para conquistar o novo mercado é a excelência na gestão de marketing digital. A gestão é o caminho para fazer mais com menos.

3. Solução que o anúncio promove (benefício que promove e gatilho)

Ex.: Este conteúdo foi feito por especialistas com mais de 10 anos de experiência em marketing digital. Leia e coloque em prática: https://goo.gl/i4MYKT

*Pode-se omitir 1 ou 2 para tornar mais direto e objetivo, o 3 nunca pode ser esquecido.

Desejo e Ação
O desejo e a ação devem ser construídos no título do anúncio, complementando a promessa principal. Alguns botões disponíveis nas redes sociais podem ajudar a acrescentar um senso de urgência, estimulando a ação, como “Ligar Agora” e “Solicitar Agora”.

Conclusão
A concorrência de anúncios e conteúdo no mundo online vai além do mercado da sua empresa. No digital empresas de segmento diferente disputam a atenção na mesma mídia. O sucesso do marketing digital precisa de técnicas como o AIDA. É fundamental ser assertivo para gerar o máximo de fluxo no funil digital.

Fonte: Blog Ekyte

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AIDAtécnica AIDA

Philipe Luquini

Analista de Sistemas e Engenheiro de Software, apaixonado por Marketing Digital, música eletrônica, viagens e surf. Trabalha há 07 anos como webmaster e gerente de projetos.

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