Marketing Digital

O poder das mídias sociais para lojas virtuais

O significado de “ser social” diz respeito ao viver em sociedade.

Dessa forma, podemos compreender o porquê de muitas estratégias em redes sociais muitas vezes falhar naquele quesito que deveria ser o mais importante: a relação com as pessoas.

Se uma rede social é composta de pessoas, já sabemos que para atingir o fator relevância em uma estratégia, uma marca deverá criar atributos para aproximar mais o seu conteúdo das pessoas, ou melhor, dizendo, do público ao qual interessa atingir.

Por isso que o conjunto de ações realizadas através dos canais sociais não deve ser realizado com o intuito de aumentar apenas as vendas da empresa e sim, para ajudar na promoção da marca através de ações que possam aumentar a divulgação da empresa e ainda o engajamento do seu público-alvo com a marca. Para começar a discutir sobre esse tema, vamos tratar primeiramente da diferença entre Mídias Sociais e Redes Sociais.

Mídias Sociais e Redes Sociais: qual a real diferença?

Mesmo que até hoje não tenha existido uma padronização correta sobre a diferença entre as duas terminologias, o que sabemos é que as redes sociais, assim como o próprio nome já diz, são aquelas compostas por pessoas para conversar, fazer contatos sociais, entre outras coisas. Quando falamos da internet em si, esses termos são utilizados para falarmos de sites de relacionamento como Facebook, Google +, Twitter, Instagram…

Já as mídias sociais é aquela que possui aspectos sociais intensos, ou ainda que depende das funções sociais, podendo não apenas ser a troca de conversas, mas também troca de conteúdos com formatos diversos. Alguns exemplos são Youtube, Blogs, Whatsapp, Viber, etc.

Ou seja, podemos considerar que o primeiro grupo está dentro do segundo grupo e que eles são sinergéticos e estão intercalados.

Para exemplificar melhor: através das redes sociais, as empresas podem se relacionar com o público. Podem ainda solucionar dúvidas sobre produtos, reclamações, sugestões e ainda interagir com a sua audiência. Assim, algumas mídias sociais são indicadas para este tipo de tarefa, como o caso do Twitter e do Whatsapp.

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Philipe Luquini

Philipe Luquini

Formado em desenvolvimento de sistema e marketing digital, trabalho há 06 anos com projetos web. Sou especialista em wordpress e inbound marketing, atuo atualmente na gestão de produtos e serviços no ambiente digital.

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