Canais do Marketing Digital – Descubra qual o melhor para se relacionar com o seu público alvo

canais do marketing digital

Você sabe o que são os canais de marketing? Mesmo que você não saiba eu tenho certeza que você está em contato com eles diariamente, pois é através deles que as empresas entram em contato com seus públicos.

Canais de marketing, por definição, são os meios utilizados por empresas com atuação digital de captar novos clientes. Todo recurso online a serviço de um negócio que tem como propósito atrair novas pessoas, conquistá-las e, consequentemente, fidelizadas, é tido como tal.

Existem vários tipos de canais de marketing e cada empresa vai optar por alguns que mais se adaptam às necessidades da marca, sempre priorizando a comunicação integrada de marketing, conheça abaixo os 06 principais canais do marketing digital:

1. Tráfego direto

Este canal nada mais é do que o acesso direto ao seu site, sem intermediários. O potencial cliente tem conhecimento do trabalho da sua empresa e espontaneamente acessa o seu site, através do navegador, com o intuito de conhecê-la melhor, de tomar conhecimento das soluções oferecidas. Ter um site sempre atualizado é fundamental.

2. Redes Sociais

Não restam dúvidas de que as redes sociais são, atualmente, o melhor canal para uma empresa se relacionar com o seu público e para atrair pessoas novas para o negócio. O crescente número de usuários, sobretudo do Facebook, ainda hoje a maior delas, não nos deixa mentir. Estar nesses canais e ter neles uma presença relevante, ou seja, com um conteúdo de qualidade e suficientemente capaz de reter a atenção das pessoas é fundamental para quem tem como meta atrair novos clientes.

3. Busca Orgânica

Pessoas que recorrem ao Google para fazer buscas sobre uma empresa, produto ou serviço geralmente estão em estágios mais avançados da jornada de compras. Investir nesse canal é importante, uma vez que aparecer nos resultados de buscas eleva consideravelmente a chance de atingir um potencial cliente já inclinado a efetuar uma compra. Não basta estar na internet. É preciso se empenhar para estar sempre no caminho de quem busca uma solução na web. Seja uma opção. Seja a melhor opção dentre as demais.

4. Mídia paga

Vimos acima que é possível atrair pessoas para o seu negócio através das redes sociais e dos resultados de busca do Google. Ambos, porém, não excluem um investimento em mídia paga. Esta, por sua vez, pode aparecer sob a forma de links patrocinados nos seguintes modelos:

  • Busca paga: Links patrocinados no topo dos resultados do Google.
  • Anúncio em Redes Social: Links patrocinados nos feeds do Facebook e do Instagram, por exemplo.
  • Redes de Display: Banners em espaços voltados para anúncios de outros sites.

5. E-mail

Engana-se quem pensa que, com o advento das redes sociais, o e-mail perdeu o valor. A ferramenta segue sendo uma das maiores aliadas de empresas que não abrem mão de ter uma expressiva atuação digital. No que se refere ao relacionamento com o público e ao envio de conteúdo adequado aos interesses das pessoas que se tem como meta atingir, o e-mail tem importantíssimo papel. Não o menospreze. Ele é um canal de suma importância nesse processo.

6. Referência

Ser uma autoridade na internet, falar com propriedade sobre um assunto é importante para conquistar credibilidade tanto com o seu público quanto com formadores de opinião. Outra maneira interessante de disseminar o seu conteúdo na internet é firmando parcerias, como guest posts ou link building, por exemplo. Mas para espalhar seu conteúdo, sua empresa não precisa se limitar a parcerias. Um conteúdo forte, bom e relevante estimula o compartilhamento. Quanto mais interessante ele for, mais ele estará ao alcance de novas pessoas, de futuros novos clientes. Ser referência é isso: conquistar respeito e fazer do seu conteúdo sinônimo de qualidade.

Marketing Digital

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Philipe LuquiniAuthor posts

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas pelo Centro Universitário Una, certificado pela Hubspot, Resultado Digitais, ESPM e Rock Content. É apaixonado por marketing digital, programação, surf e música eletrônica.

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