Brand Awereness – Qual o real poder da sua marca?

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A notoriedade da marca (Brand Awareness) se refere à capacidade dos consumidores recuperarem a marca em sua memória corretamente.

Imagine que você está com fome, procurando algo para comer em um bairro que não conhece bem. Caminhando pela rua, você encontra o que parece ser uma grande lanchonete, pintada e decorada de vermelho e amarelo. Antes mesmo de ver a placa com um grande M amarelo, provavelmente já terá aparecido uma marca na sua cabeça. Estou tão certo disso que, apostando que você quis comer um sanduíche nesse local, não vou nem citar a marca aqui. O “fenômeno” que explica essa associação na sua mente é o que chamamos de Brand Awareness.

O Brand Awareness é um termo usado para identificar a maneira como clientes potenciais percebem determinadas marcas e brand-logos-thumbs-up está normalmente associado um determinado produto. Sua tradução literal do inglês é notoriedade da marca.

Apresenta-se, geralmente, por um número que reflete a porcentagem do mercado-alvo que associou o produto a uma dada empresa.

O Brand Awareness é crucial no início do ciclo de vida de um produto e está associado a funções de identidade de marcas na memória dos consumidores, servindo para quantificar como os consumidores identificam a marca em condições diversas.

A percepção da marca é especialmente importante quando queremos definir a capacidade dos consumidores de diferenciar corretamente a marca à qual tenham sido expostos anteriormente, não implicando necessariamente que os mesmos identifiquem o nome da marca, sendo suficiente o reconhecimento da marca após uma exposição sensorial (visual, auditiva, olfativa entre outros). Como exemplo podemos citar a brilhantemente executada campanha de Kick Off do “Smell is Power” (Cheiro é Poder) da Old Spice, com Terry Crews.

Por que se preocupar com Brand Awareness

No mercado atual, quem não quer ser conhecido e, melhor ainda, reconhecido positivamente? Quando esse sentimento vem dos clientes de uma marca, pode ter certeza que isso significa o sucesso dela. Por isso, descobrir e medir a percepção que o mercado tem da sua marca é fundamental para melhorar indicadores diversos.

Uma marca consistente e bem reconhecida, consequentemente, terá melhores resultados no mercado. O planejamento de vendas vai ter melhores resultados e a estratégia de conteúdo enfrentará menos obstáculos. Por isso, muita atenção às opiniões e percepções do cliente em relação aos seus produtos, soluções, atendimento e posicionamento de forma geral.

Principais vantagens de trabalhar pelo Brand Awareness são:

  • Aumento direto nas vendas, já que marcas mais lembradas e procuradas vão sempre vender mais;
  • Aproximação da marca com o cliente. Marcas que não saem da cabeça do consumidor desenvolvem melhores relacionamentos com seu público;
  • Maior alcance e eficácia da estratégia de marketing, uma vez que o público já conhece a marca e tem uma boa percepção sobre ela;
  • Firma a marca como referência em seu próprio mercado, o que sempre vai atrair novas pessoas até ela com mais facilidade.

Defina o que é a notoriedade da marca

Alinhar com os membros da equipe o que significa a percepção da marca facilita o momento da mensuração de resultados e evita muitos conflitos. Sem dúvida, não ter uma meta compartilhada entre os envolvidos na campanha é um erro gravíssimo. Desta forma, os resultados serão comprometidos já que cada integrante da equipe enxerga a notoriedade da marca por meio de uma visão diferente. Por isso, a melhor solução é se desviar desta postura e realizar um brainstorming com todos os envolvidos no processo. Assim você garante que todos os esforços sejam direcionados para o mesmo objetivo e otimiza tempo.

Algumas ideias podem ser utilizadas como metas: aumentar em x% o reconhecimento da marca até dezembro de 2018; aumentar em x% a aquisição de tráfego orgânico no site; entre outros exemplos.

Tenha cuidado com o alcance do seu conteúdo

É fato que a consciência de marca também está relacionada à sua frequência nos diversos canais em que o consumidor está, no entanto, é preciso tomar cuidado para não ampliar o alcance do seu conteúdo de maneira equivocada. Isso pode acarretar o famoso envio de e-mail em massa, que exibirá a sua mensagem para muitas pessoas que não fazem parte do seu público de interesse. Outro equívoco muito comum entre as empresas é o investimento em anúncios sem o menor critério, para potencializar a divulgação do seu conteúdo. Quando a prioridade é a quantidade ao invés de qualidade, além de desperdiçar tempo a empresa perde dinheiro investindo em uma estratégia sem foco.

Por isso, é importante conhecer muito bem a sua persona para não cometer estes erros. Com as informações precisas sobre o seu público a empresa terá condições de filtrar os consumidores que vão se relacionar com a sua marca e investir nos canais corretos. Consequentemente a empresa terá mais chances de conquistar resultados positivos.

Parcerias: o ponto forte do marketing atual

Parcerias sempre foram bem-vindas no mundo dos negócios, mas nunca se demonstrou um aspecto tão importante no ambiente online como agora. As empresas que oferecem serviços de marketing digital mudaram a forma de se relacionar com os concorrentes.

Se antes havia um melindre para fornecer informação devido ao receio de ser “copiado” pela concorrência, desconforto para participar dos mesmos ambientes e uma disputa acirrada entre empresas do mesmo segmento, o papo é outro: juntos, podemos mais, e há espaço para todos.

Muitas empresas do marketing digital se unem para lançar um conteúdo web de qualidade e conquistar, juntos, mais leads. Realizam eventos online (ou não) para atraírem pessoas, realizam parcerias para seus planos de link buildings, patrocinam eventos, lançam um curso juntos ou participam de programas de afiliados.

Concentre-se na rede social mais adequada à sua marca
Impossível ser lembrado se você não fizer parte do mundo online. É como se a sua marca não existisse. Mas de nada adianta estar em todas as redes sociais sem saber qual é a que seu público mais se identifica e acessa.

Com o número de redes sociais em constante aumento, tentar fazer o marketing ativo de redes sociais em todas elas é uma tarefa equivocada. Se o seu negócio for mais adequado para uma rede específica, não tenha medo de colocar a maior parte de sua energia nisso.

As empresas B2B geralmente fazem o melhor no Twitter e no Linkedin, enquanto as pequenas empresas em indústrias criativas (como o marketing de artesanato) podem fazer bem no Instagram.

Já percebeu, por exemplo, como a Netflix conversa com seu público no Twitter e no Facebook? Ela posta com muito mais frequência nessas redes do que no Instagram, por exemplo. A fluidez na interação com seus usuários é muito mais nítida e envolvente no Twitter.

Níveis de Brand Awareness

  • Unware of Brand: quando o consumidor afirma que não conhece nenhuma marca do segmento;
  • Brand Recognition: aqui se enquadram algumas marcas lembradas quando o consumidor é indagado se conhece determinada marca;
  • Brand Recall: nesta categoria entram marcas que são lembradas quando indagam o consumidor sobre estas marcas e ele cita outras;
  • Top of mind: entram aqui as marcas recordadas com mais frequência e por um número maior de consumidores.

O que é o Top of Mind?

No Brasil o premio de maior importância que tange à notoriedade de marcas é o “Top of Mind” do Instituto de Pesquisas tomDatafolha.

Desde o início da década de 90 o Datafolha vai às ruas para descobrir qual a marca mais lembrada pelos brasileiros em dezenas de categorias de produtos e serviços. O resultado é o Top of Mind, pesquisa que gera, anualmente, um estudo publicado pela Folha de S. Paulo, uma premiação para as marcas top no Brasil e um software completo de análise de resultados.

Qual a abrangência da pesquisa? As entrevistas para o Top of Mind são feitas em cerca de 170 cidades brasileiras junto à população com 16 anos ou mais. Ao longo de sua história já foram investigadas 50 categorias de serviços, produtos e temas especiais.

Com essas principais dicas, já dá para desenvolver uma boa estratégia a fim de aumentar o Brand Awareness de um negócio. Trabalhando sempre com o seu consumidor em mente e usando das vantagens das pesquisas de mercado, fica muito mais fácil ter um bom índice de consciência da sua marca.

 

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Philipe LuquiniAuthor posts

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas pelo Centro Universitário Una, certificado pela Hubspot, Resultado Digitais, ESPM e Rock Content. É apaixonado por marketing digital, programação, surf e música eletrônica.

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